sábado, 24 de setembro de 2016

O que é o Comportamento Organizacional?


No artigo abaixo elaborado pela IBC Coaching e retirado em seu próprio site, descobriremos o que o Comportamento Organizacional influencia na gestão e conduta de um sistema empresarial. Ou seja, descobriremos como uma empresa se organiza e relaciona com seus funcionários, fornecedores, clientes e etc. Veja:



Toda empresa tem sua própria cultura e estrutura organizacional, que é baseada nas atitudes, crenças, valores e objetivos de cada organização. Algumas influenciam o mundo inteiro por sua ousadia e inovação, criam tendências de modelo de gestão, de atingir resultados e se transformam em referências. Já outras afetam diretamente o bem-estar e estilo de vida de seus funcionários e todas as pessoas que têm alguma relação com essas instituições, como clientes, profissionais terceirizados e até mesmo os familiares dos funcionários dessas empresas. Toda essa influência é diretamente impactada através dos comportamentos do Capital Humano, que inserido numa sociedade, também é um influenciador dos comportamentos desta.

Mas afinal, o que é Comportamento Organizacional?

Ele pode ser visto como o conjunto de comportamentos e atitudes praticadas pelas pessoas que compões a empresa, tanto funcionários quanto seus diretores, e o impacto que tais condutas e costumes têm sobre o andamento e desenvolvimento da organização. Dessa maneira, o Comportamento Organizacional influencia todo o clima da corporação e pauta quais são as visões e impressões que as pessoas ligadas à ela possuem desse local de trabalho em questão.

Por que estudar o comportamento organizacional de uma empresa?

Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria dos processos de gestão de pessoas, pois baliza o trabalho dos líderes e confere a estes a possibilidade de prever, e especialmente evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores, bem como estruturar métodos de liderança e estratégias de gestão efetivas para o alcance de metas e resultados desejados.
Fazer o estudo e avaliação do comportamento organizacional também visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais no sentido comportamental e cultural para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções afim de: atrair e reter talentos, evitar o turnover, promover engajamento, produtividade e harmonia entre os stakeholders.

Níveis de Avaliação do Comportamento Organizacional

Confira abaixo as duas esferas que se destacam nos estudos dos comportamentos organizacionais:

Nível Individual

Aqui o indivíduo é avaliado a partir de seus objetivos, seus rendimentos atuais, o que atrapalha seu crescimento e quais são as diretrizes ou costumes da empresa que tornam seu clima de trabalho desfavorável. Além disso, são estudadas as expectativas, motivações, habilidades e competências que cada colaborador demonstra individualmente através de seu trabalho a fim de delegar-lhe as atividades mais compatíveis com suas capacidades, e deste modo, desfrutar de seus talentos e potencial plenamente.

Nível Grupal

Ao contrário do nível individual, aqui a empresa é estudada como um todo entre um ou mais grupos. Na avaliação entra a formação das equipes ou grupos, as funções desempenhadas por estes, a qualidade de comunicação e interação uns com os outros, além da influência e o poder do líder neste contexto. A intenção dessa avaliação é justamente conseguir conectar as equipes e fazer com que as pessoas consigam trabalhar de maneira conjunta e efetiva, trazendo assim mais felicidade e motivação para os funcionários e mais retornos financeiros para a empresa, uma vez que pessoas motivadas produzem mais e com mais qualidade por estarem felizes e sendo recompensadas.

Critérios de Avaliação

Abaixo constam alguns dos fatores que impactam diretamente a cultura comportamental da empresa e que devem ser avaliados sempre ponderando o aspecto individual e grupal. Confira:
  • Performance e desempenho de indivíduos e de equipes, tais como o crescimento, envolvimento, entrega de tarefas e entrosamento.
  • Absenteísmo (faltas) e no que elas impactam tanto para os indivíduos quanto para a corporação.
  • Participação ativa nos projetos em andamento e de como os talentos da empresa têm sido usados na resolução de problemas e criação de novas soluções.
  • Postura colaborativa das equipes e dos indivíduos.
  • Adaptação às mudanças das equipes e dos indivíduos e de como a resistência afeta as
    transformações e evolução da empresa.
  • Receptividades a novos desafios e o que impede que os funcionários e equipes de estarem abertos a novas propostas dentro da empresa.
  • Comprometimento com os resultados e qual o impacto que a falta do mesmo causa na empresa.
  • Iniciativa e proatividade.
  • Criatividade e inovação para propor novas soluções tanto para a criação de tarefas quanto para melhorar o desempenho de equipes dentro da empresa.
  • Motivação e engajamento que são fatores que ajudam no aumento de desempenho das equipes e que melhora consideravelmente o clima organizacional.
  • Senso crítico e analítico para criação de estratégias.
  • Foco e produtividade.
  • Visão sistêmica.
  • Inteligência emocional para aceitar mudanças, desafios e situações adversas.
  • Auto-liderança, organização e disciplina.
  • Qualidade nos relacionamentos interpessoais.
  • Comunicação e profissionalismo.
  • Alinhamento com as metas e objetivos da empresa.
  • Percentual de rotatividade (turnover) e o que causa a alta rotatividade dos funcionários da empresa.


Resenha: O artigo trata dos mecanismos de Comportamento Organizacional de uma empresa e como esta mesma empresa utilizada estes mecanismos, para avaliação tanto individual, quanto coletivamente, para mensurar a capacitação do seu efetivo (Capital Humano) e de que forma a empresa captará e exigirá competências desse mesmo efetivo. 

   A níveis gerais, o intuito das empresas é fazer com que através do Comportamento Organizacional adequado, seus funcionários tenham à disposição um ambiente de trabalho que irá lhes proporciona mais felicidade e satisfação, o que os tornarão mais motivados e, consequente, serão mais produtivos e gerarão mais lucro para a empresa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário